[Resenha] Especial Livros de Ilana Casoy – Darkside Books

Como prometido, disse que faria a resenha dos livros que possuo da Ilana Casoy. Conhecia o trabalho de Ilana Casoy quando comprei o Box Arquivos Serial Killers para uma pesquisa sobre uma web série que escrevi e dirigi em 2016. Ilana me ganhou de cara com seu texto rápido e detalhes suficientes, sem exageros.

my5l6le

Aqui deixarei as minhas impressões dos seguintes livros:

  • Louco ou Cruel?
  • Made in Brazil
  • Casos de Família

Começarei com o BOX Serial Killers que vem com os livros: Louco ou Cruel e Made in Brazil.

eaesqjt

Ambos livros também são vendidos separadamente.

Louco ou Cruel: Nesse livro, Ilana fala sobre os casos Internacionais. Conhecemos as mentes sinistras de Ted Bundy, Ed Gein (o cara cujas mortes inspiraram Psicose e O Silêncio dos Inocentes),  Dahmer, John Wayne Gacy entre outros.

O livro é MUITO explicativo e contém informações importantes que, no meu caso, ajudaram muito. Ele cobre desde a avaliação dos crimes para se confirmar que se trata de um Assassino em série, até o julgamento quando o mesmo é capturado com vida.

2mq5yzo

Dados importantes como: a Etnia dos serial killers, a categoria na qual eles são avaliados (um serial killer organizado ou desorganizado), o que é a “assinatura” de um assassino em série e os seis passos de uma investigação criminal feita pelo FBI.

O livro é ricamente ilustrado e a Ilana realmente nos coloca dentro de uma investigação. Nos vemos sentados em uma sala, lendo arquivos e vendo fotos de crime, tentando, junto com ela, solucionar o caso. Livro incrível e imperdível!

Título: Louco ou Cruel?

Autora: Ilana Casoy

Páginas: 360 Páginas

Editora: Darkside Books

Made in Brazil: Com esse livro, Ilana me ganhou por completo. Montando um panorama dos assassinatos em série no Brasil, temos mortes acontecidas em 1920!!!!

Os casos são tão perturbadores como aqueles que vemos nos cinemas, pois em nossa cabeça “serial killer é coisa de gringo”. Pensa de novo!! Dois casos me deixaram bem perturbados:

Chico Picadinho – Matou e desmembrou duas mulheres de forma absolutamente grotesca.

ab1jf0t

O Vampiro de Niteroi – um rapaz que sodomizou, matou e depois bebeu o sangue de 13 meninos.

m9rlm7c

Nesse último, temos a transcrição da entrevista que Ilana fizera com o assassino, chamado Marcelo Costa de Andrade.

São vários casos e muitas curiosidades sobre essas mortes e o que as motivaram. Livro igualmente  imperdível!

Título: Made in Brazil

Autora: Ilana Casoy

Páginas: 360 Páginas

Editora: Darkside Books 

Casos de Família: Nesse livro, lançado no final de 2016 pela Darkside, nos “inserimos” em dois casos recentes de assassinatos no Brasil: o Caso Richthofen e o Caso Nardoni.

Ilana mais uma vez nos traz as nuances de dois crimes cruéis que mobilizaram o Brasil e nos deixaram perplexos perante nossas TV’s.

pp8vuy4

O Caso Richthofen conta como Suzanne e seu namorado, em 2002, tramaram a morte dos pais dela e executaram o crime. É muito completo e nos coloca frente a frente com a mente doente dela e dos “Irmãos Cravinhos”. Temos o planejamento do crime, a execução, a prisão, a reconstituição e a transcrição completa dos cinco dias de Julgamento.

O Caso Nardoni conta como Alexandre Nardoni matou sua própria filha e depois a jogou da janela de seu prédio tentado fazer parecer um “acidente”.

texrftf

Com menos detalhes do que o Caso de Suzanne, mesmo assim o que sentimos é uma repulsa imensa e também a tristeza de ver do que o ser humano é capaz. Aliás, acho que todos esses livros nos mostram exatamente isso, como podemos ser Monstruosos.

No caso Nardoni não temos a transcrição das fitas do julgamento, mas sim a narração da própria Ilana. Em ambos os casos, temos fotos das anotações que Ilana fazia durante as investigações e o Julgamento. E a última página do Caso Nardoni deixa claro o sentimento de Ilana. E de qualquer pessoa que leia esse livro.

7nogu2i

Título: Casos de Família

Autora: Ilana Casoy

Páginas: 528 Páginas

Editora: Darkside Books

Caso se interesse por qualquer um desses livros, deixarei o link para que você possa comprá-los usando o meu código da Amazon. Fazendo isso, você ajuda o Canal/Blog/Página a crescer.

Links abaixo:

Louco ou Cruel? – http://amzn.to/2n4xY7L

Made in Brazil – http:mzn.to/2mpH//aTYh

Casos de Família – http://amzn.to/2mMw7Th

Sobre a Autora: llana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR e Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP.  Colaborou com a Polícia Civil e/ou Técnico Científica, Ministério Público e Advogados de Defesa de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos.

e7lenyn