[PROJETOS DE LEITURA] #TBR de Agosto + Resultado do Você Decide

 

Eu pedi em um vídeo do meu Canal no Youtube, que as pessoas escolhessem 2 livros para que eu os incluísse em minha #TBR de Agosto.

Caso você não saiba o que é uma #TBR, significa “To Be Read”, ou seja, “Próxima Leitura”. É uma frescura, mas é a forma que o Booktube encontrou para nomear a lista de leituras e torná-la interessante ao redor do mundo. Todo mundo faz, mensalmente, a sua #TBR.

Eu escolhi 2 livros em Inglês e dois em Português para que as pessoas escolhessem.

Agora eu vos mostro a minha #TBR completa, já com os livros escolhidos pelos visitantes do meu canal.

OBS – Abaixo colocarei o Vídeo em que peço que as pessoas votem e em seguida o vídeo em que mostro a minha Lista de leituras.

Vamos lá!

O livro mais votado em inglês foi The Five Stages Of Andrew Brawley de Shaun David Hutchinson.

Em Português, rolou empate. Logo, lerei O Menino Múltiplo de Andrée Chedid e também Caderno de um Ausente de João Anzanello Carrascoza.

Eu já havia lido em Agosto dois livros: Highly Illogical Behaviour de Jhon Corey Whaley e Quinze Dias de Vitor Martins.

E completando a minha #TBR estão:

F*ck Love de Tarryn Fisher, A Revolução dos Bichos de George Orwell e também Maus de Art Speilgman.

Aqui deixarei a Sinopse de cada um e o link, caso queiram comprar esses livros incríveis.

Os links são da Amazon Brasil e comprando com eles vocês estarão ajudando o Canal, pois uma porcentagem da venda vem para mim sem que você pague nada além por isso.

Vamos lá?

 

 

O Menino Multiplo – Andreé Chedid – Martin Claret

 

SINOPSE: Filho de pai muçulmano egípcio e mãe católica libanesa, Omar-Jo carrega suas origens no nome. Durante a guerra do

 

Líbano, em 1987, um carro-bomba leva seus pais e seu braço. E o menino de doze anos é enviado pelo avô, trovador, a Paris.

É onde ocorre o encontro do Oriente com o Ocidente, do menino-duplo com as luzes, as cores, os sons e os movimentos do Carrossel de Maxime; o rabugento proprietário que, pouco a pouco, reencontra com o menino, então múltiplo, a alegria de viver.

Alteridade, amor e tolerância fazem parte do enredo poético. A ser lido em voz alta.

LINK: http://amzn.to/2i12Bff 

 

Caderno de Um Ausente – João Anzanello Carrascoza – Editora Alfaguara 

SINOPSE: Neste segundo romance, a estrutura formal continua a ser a principal pesquisa literária do autor. Como o título traz, o narrador desta história, um homem de cinquenta e tantos anos, escreve em um caderno anotações de vida para sua filha recém-nascida, Beatriz. Temeroso de que não acompanhará a maturidade da filha, uma vez que a diferença de idade é muito grande, o homem se põe a narrar a história da família entremeando por impressões filosóficas e poéticas sobre a trajetória de uma vida. A intenção do pai, porém, não é mostrar uma verdade, mas sim a delicadeza – “e eu só sei, Bia, que, em breve, não estaremos mais aqui, e, enquanto estivermos, eu quero, humildemente, te ensinar umas artes que aprendi, colher a miudeza de cada instante, como se colhe o arroz nos campos, cozinhá-la em fogo brando, e, depois, fazer com ela um banquete”. Mas mesmo essas palavras, que compõem pequenos trechos escritos ao longo do primeiro ano de vida da criança, não são suficientes para satisfazer o pai – “eu ia te contar o segredo do universo como quem sussurra uma canção de ninar, mas eu não posso, filha, eu só posso te garantir, agora que chegaste, a certeza da despedida”. No texto deste “caderno”, o leitor pode acompanhar também a inquietação do pai, ao longo de um ano, pela saúde da mãe de Bia, que vive doente e requer cuidados tanto quanto a criança. O leitor irá reparar que o texto diagramado apresenta espaços em branco ao estilo de Dos Passos – além de expressarem os vazios que a ausência já ocupa, são hesitações deste pai ao tentar escrever a educação sentimental para a filha.

 

Esse livro é vendido apenas no Box TRILOGIA DO ADEUS, da Editora Alfaguara. Trabalho lindo e delicado da Editora.

LINK: http://amzn.to/2i07TI1 

 

The Five Stages Of Andrew Brawley – Shaun David Hutchinson 

SINOPSE – Andrew Brawley deveria ter morrido naquela noite. Seus pais morreram assim como sua irmã, mas ele sobreviveu.

Agora ele vive em um hospital. Ele serve comida no refeitório, ele ajuda as enfermeiras e dorme em um amário de mantimentos esquecido. Drew está se tornando quase invisível, escondendo seu passado, sua culpa e se escondendo de quem possa estar procurando por ele.

Então, em uma noite, Rusty chega aos Plantão Médico, metade de seu corpo queimado por colegas de classe preconceituosos. Sua agonia chama a atenção de Drew  como um Farol, juntando os dois e todas as suas dores e remorsos. Em Rusty, Drew vê esperança. Um futuro fora do hospital e longe de seus passados.

Mas Drew sabe que na vida nada é simples. A morte busca pelos corredores do hospital a procura de Drew, e agora, Rusty, Drew perdeu sua família e esta determinado a fazer as coisas certas. Ele não irá perder Rusty. Ele vai negociar com a Morte.

Mas a morte tem seus truques e a sua vida irá pior muito antes de, talvez, ter alguma melhora.

 

LINK: http://amzn.to/2vyXibH

 

 

 

Highly Illogical Behaviour – Jhon Corey Whaley

SINOPSE :  Um garoto de 16 anos tímido e retraído que sofre de agorafobia (transtorno de ansiedade muitas vezes ligado à síndrome do pânico que se refere ao medo de lugares, pessoas e situações); uma menina ambiciosa e realista que sonha em entrar para a faculdade de psicologia. Determinada a provar que merece ser aceita no segundo melhor curso do país, Lisa se aproxima de Solomon para ajudá-lo a superar suas dificuldades, trazendo também seu encantador namorado, Clark, para próximo de sua “cobaia”. Logo, os três formam laços inesperados de amizade. À medida que se conhecem melhor, porém, os planos de Lisa começam a sair de controle, e cada um deles é obrigado a rever suas certezas e encarar seus medos. Será que Sol, Lisa e Clark conseguirão encontrar novos arranjos em suas vidas, servindo de apoio um ao outro na difícil tarefa de encarar a vida adulta que se aproxima?

 

Este livro foi lançado no Brasil com o Título “Comportamento Altamente Ilógico” pela Editora Rocco.

Deixarei aqui os Links para a compra do mesmo em Português e em Inglês.

LINK em Português: http://amzn.to/2vz2NqU 

LINK em Inglês: http://amzn.to/2vzc56x

 

 

 

 

Quinze Dias – Vitor Martins – Globo Alt 

SINOPSE: Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.

Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.

Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.

 

LINK: http://amzn.to/2vZksJr

 

F*ck Love – Tarryn Fisher – Faro Editorial 

Livro recebido como parte da Parceria entre a Faro Editorial e o Blog Eu Leio Livros

SINOPSE:  “Helena Conway se apaixonou.
Contra sua vontade. Perdidamente. Mas não sem motivo.
Kit Isley é o oposto dela – desencanado, espontâneo, alguém diferente de todos os homens que conheceu.
Ele parece o seu complemento. Poderia ser tão perfeito… se Kit não fosse o namorado da sua melhor amiga.
Helena deve desafiar seu coração, fazer a coisa certa e pensar nos outros. Mas ela não o faz…
“Tentar se afastar da pessoa amada é como tentar se afogar. Você decide fugir da vida, pulando na água, mas vai contra a natureza não buscar o ar. Seu corpo clama por oxigênio; sua mente insiste que você precisa de ar. Então você acaba subindo à superfície, arfando, incapaz de negar a si mesma essa necessidade básica de ar. De amor. De desejo ardente.”
Você pode pensar que já viu histórias parecidas, mas nunca tão genuínas como essa. Tarryn, a escritora apaixonada por personagens reais, heroínas imperfeitas, mais uma vez entrega algo forte, pulsante, que nos faz sofrer mas também nos vicia. Depois dela , todas as outras histórias começam a parecer como contos de fadas.
Se você não quer se viciar, não leia a primeira página.”

 

LINK: http://amzn.to/2fJlNxE

 

A Revolução Dos Bichos – George Orwell – Companhia Das Letras 

 

SINOPSE: Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens.

Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

 

LINK: http://amzn.to/2i37qEQ

 

MAUS – Art Spielgelman – Companhia Das Letras 

 

SINOPSE: Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.

A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas – história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.

Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

 

LINK: http://amzn.to/2i3QRc6

 

E então? Curtiram as minhas escolhas? Já leram algum desses livros? Quais vocês gostariam que tivesse resenha?

 

manda ae seus comentários e perguntas!

 

E assistam os Vìdeos abaixo! Muito Obrigado, desde já!!