[RESENHA] The TakeDown – Corrie Wang

Hoje vamos falar de THE TAKEDOWN, primeiro livro da Corrie Wang e ele é sensiacional!

Eu o li em dois dias e tudo nele me fascinou muito. Esse livro é do gênero YA e eu tenho descoberto histórias bastante interessantes nesse gênero.

A sinopse é bem interessante: Kyla Cheng é uma menina que está no senior year, que seria nosso último ano do colegial, e a vida dela desmorona quando um vídeo dela transando com seu professor de inglês vaza. Estamos falando de uma menina super popular, engajada com serviços sociais e filantropia, sendo considerada por várias Universidades e que junto com suas 3 outras amigas, dominam a escola. Esse vídeo vaza e aí vem a sacada do livro: não é ela. Alguém forjou esse vídeo! Mas de forma brilhante e imperceptível.

“Ah, mas montagens são muito mal feitas”, vocês vão pensar. Aí vem outra grande sacada do livro: o mundo onde o livro se passa é um muito mais avançado em tecnologia do que nós somos hoje. As redes sociais não são mais uma opção, são uma obrigatoriedade. A integração seres humanos + tecnologia determinam a classe e as possibilidades da pessoa. Uma mancha muito pequena pode estragar todo o seu futuro. Imagina um vídeo de sexo explícito com um maior de idade viralizado?! Como as escolas, familiares, irão lidar com isso?!

Nesse mundo existe um aparelhinho chamado Doc, que seria uma espécie de Facebook + instagram + Whatsapp + Spotify + dezenas de milhares de aplicativos e redes conectadas em um só lugar! Ele contém todos os seus dados, mostra para todos conectados na sua rede onde você está, fazendo o que, etc. Os avanços da tecnologia no livro são muito interessantes, desde esse Doc até como os übers funcionam nesse “futuro” criado pela autora.

Outra surpresa do livro: nele, somos todos bi raciais, pessoas de uma só raça são exceções. E as pessoas tem orgulho desse mix genético.

A história tem um ritmo interessante e lidamos com personagens que, de cara, você detesta. Elas são bem chatas, bem Patrícias. E o mais legal é que elas continuam sendo assim até o fim do livro, mas você entende que as pessoas são assim.  A família da personagem central também é um tanto apática, mas pro meio do livro entendemos que a autora os usa como uma forma de nos mostrar como as ações da Kyla eram vistas por eles.

Esse livro não tem previsão de lançamento no Brasil, mas caso você saiba ler em inglês, fica essa dica de um livro diferente de tudo o que você já leu e que tem uma história eletrizante.

Ah, o mais legal, eu fiz um comentário sobre o livro no Instagram e a autora me agradeceu por ter lido e ter mencionado o nome das 04 personagens. Amo quando os autores interagem com seus leitores!

A Autora – Corrie Wang

Bom eu espero que vocês tenham gostado um beijo e até a próxima!